sexta-feira, 11 de julho de 2014

A CULTURA DA DESUMANIDADE E DO EGOÍSMO HISTORICAMENTE PERSISTE

(Mestre POP – Mestre em Capoeira)
O escravismo, o feudalismo, o capitalismo e todo e qualquer outro sistema de relação de poder político, historicamente sempre se configuram em desumanidade, no egoísmo e na perversidade humana. Em todas as partes do mundo todos os povos cultivaram seus sistemas de organização política e social, prevalecendo sempre a liberdade de uns em detrimento (ao domínio) dos outros.
E assim a humanidade vem caminhando historicamente. De modo que o legado histórico da representação do domínio de uns sobre outros ainda persiste. Os sistemas políticos e de relações humanas, como no passado, ainda são perversos.
Não por acaso, ainda há a monarquia em muitos lugares no mundo, que é uma das mais antigas formas de relação de poder em vigor, cujo chefe de estado se mantém no cargo até a sua morte. Um regime hereditário e autoritário cujo monarca tem todas as beneficies e privilégios deste poder. E assim são os ditadores pelo mundo afora.
E por que ainda as relações humanas se estabelecem no campo da força e do domínio?
Primeiramente pelo ser humano ser desconhecido de si mesmo. Ignora a razão de sua existência, ignora a existência de tudo e de todos. Vivem das repetições dos erros históricos e não se demovem de suas convicções, sejam elas quais forem. Seres encantados consigo mesmos, com tudo e com todos, que se firmam nas aparências como se estas fossem a realidade.
Alimentam as relações de poder como uma coisa natural e por isso, a existência de “patrões” e “empregados”, cuja essência e lógica de relação de poder não foge muito ao feudalismo.
Mas, isso é tão natural que as percepções não alcançam o senso de desumanidade presente nestas relações. A configuração do poder se estabelece na “lógica” da vantagem. E assim uns com muita força e poder e outros sem nada.
Somos protagonistas da desumanidade. Reproduzimos a realidade histórica de um ser humano dominando os outros e isso em todos os campos de relações humanas. Isso é “cultural” e “educacional” e está impresso em nosso inconsciente. A competitividade, o uso da força e estratégia de domínio tanto físico como psicológico é uma perversa realidade humana.
E por isso mantemos vivas as Arenas, os Ringues, os Octógonos, aonde os gladiadores modernos se encontram para ferir fisicamente seu semelhante, em nome do esporte. E ainda há aqueles que após suas vitórias agradecem a Deus como faziam os gladiadores na antiga Roma.
Vivemos das tragédias humanas, trabalhamos e construímos nossa realidade pela exploração de tudo e de todos. E por quê? Nosso comportamento é reflexo das ações e dos costumes e das tradições de nossos ancestrais humanos.
Sendo assim continuamos valorizando tudo na mesma prerrogativa que nossos ancestrais. Assim como nas Arenas havia aqueles que torciam para ver o sangue e o nocaute dos adversários, hoje não é diferente.
Toda cultura até então adotada mundialmente pelo animal Racional é arcaica e ultrapassada do ponto de vista humanitário, seja ela religiosa ou política. Pois, essas se constituem a partir da relação de domínio de um sobre o outro. Eis os motivos das guerras políticas e religiosas serem constantes e permanentes.
Precisamos de uma nova cultura que não seja uma cultura para o encanto, mas sim uma cultura para o desencanto. Desencanto e não desilusão! Desilusão é ver todas as injustiças por conta do atraso humano, e não poder fazer nada a respeito. Desencanto é a consciência da razão da existência, é desencantar-se dos dogmas, das ideologias, das vaidades e do egoísmo que assolam a humanidade.
E finalmente, só para reflexão: estamos chegando ao final de um grande espetáculo mundial, um fantástico show protagonizado por milhões de iludidos que durante este espetáculo de certa forma esqueceram a nossa perversa realidade. Daqui uns dias a vida volta ao normal, as redes de televisão voltam ao cenário do verdadeiro e real espetáculo que são as tragédias humanas. E finalmente lhe convidamos a conhecer a Cultura da nova fase da natureza a Cultura Racional.
Tenhamos todos bom senso para enxergar a realidade!
www.universoemdesencanto.com.br
www.culturaracional.com.br

Nenhum comentário: